Página inicial
  Página principal

ARTIGOS TÉCNICOS


Eritrócitos em "rouleaux" e aglutinados
      Geralmente ocorrem dúvidas relacionadas à distinção entre eritrócitos em "roleaux" e aglutinados.

      Para considerar ambos os casos, as anormalidades devem estar presentes em toda a extensão do esfregaço, pois se estiver em apenas uma parte dele é indicativo de artefato técnico.
Os eritrócitos em "rouleaux", quando distribuídos uniformemente ao longo da lâmina indicam a presença de uma paraproteína com concentração elevada, como são freqüentes nos casos de mieloma múltiplo e macroglobulinemia. Denomina-se por paraproteínas uma proteína plasmática (beta ou gama globulina anormal) produzida por um clone neoplásico de células plasmáticas.

      Na aglutinação dos eritrócitos ocorre a agregação de grupos de células ao acaso, na presença de vários anticorpos eritrocitários. A auto-aglutinação ocorre quando os eritrócitos de um indivíduo aglutina na presença de seu próprio plasma ou soro que contém aglutininas específicas não conhecidas pelos receptores eritrocitários. Algumas vezes a auto-aglutinação é vista em sangue de indivíduos aparentemente normais, porém sua presença é mais freqüente na vigência de certas anemias hemolíticas, pneumonias atípicas, infecções por estafilococos e tripanosomas. Outra situação que pode ocorrer a autoaglutinação é na presença de aglutininas estimuladas a frio (10 a 20oC), fato que induz a atividade dos anticorpos.

rouleaux      Anemia Hemolítica
Figura01 - rouleaux          Figura02 - Anemia Hemolítica

 
 


página principal  resultado de exames  classificados  cadastro  contato
Copyright© 1997-2002 Laborlife. Todos os direitos reservados. All rights reserved. É proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização do Laborlife.